Integrantes

NORMA NOGUEIRA

 Educadora, produtora, atriz, musicista, e regente de corais. Toca piano, acordeon e flauta, e é integrante-fundadora do Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra e também membro da Comissão Fluminense de Folclore. Atualmente atua como maestrina da orquestra popular da Escola de Música Villa Lobos,e produtora de eventos circenses, musicais e de contação de história em escolas, empresas e instituições do Rio de Janeiro. Participou como atriz/instrumentista em diversos espetáculos teatrais, dentre os quais: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, direção de Antônio Pedro (2002); “Francisco de Assis”, de Ciro Barcellos (1994); “Balada de um palhaço”, de Plínio Marcos (1993); “A gema do ovo da ema”, de Sylvia Orthof (1989); “O mistério do boi Surubim”, de Tônio Carvalho, no Brasil e no I Festival de Artes e Tradições Populares em Nantes (França), com temporada em Portugal (1985-86); “O Percevejo”, de Maiakówski, direção musical de Caetano Veloso e cênica de Luiz Antônio Martinez Corrêa(1981). Em cinema, foi preparadora vocal e do filme Abril Despedaçado, de Walter Salles (2000). Foi ainda assessora de música para os professores dos Sescs regionais- RJ (1999 a 2006) e instrumentista e regente do coro infantil do novo cd “Arca de Noé”, produzido por Adriana Calcanhoto (2013).



JOANA LYRA

artista- educadora- brincante, é formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo cursado mestrado em Artes Visuais na mesma instituição. É integrante e uma das fundadoras do grupo Céu na Terra e da Companhia Trança de Folia, trabalhando na pesquisa e concepção de espetáculos inspirados na cultura popular brasileira, assim como na concepção de cenografia, figurinos e adereços. Trabalhou em instituições como Fundição Progresso, junto ao programa "Lapa, educação e carnaval", criando bonecos gigantes e adereços para o evento "Carnaval na Lapa".  Integrou também grupos musicais como "Beiju temperado" e “Forró de Fátima" como cantora e percussionista.



RODRIGO BIS

músico, professor e pesquisador. Toca rabecas, bandolim, viola caipira e violão. Integrante do grupo de cultura popular Céu na Terra já realizou trabalhos em diversas regiões do Brasil. Há 7 anos pesquisa e se relaciona com artesãos, professores e antropólogos buscando informações sobre a rabeca. Dos trabalhos que fez podemos destacar a turnê com o grupo ser tão teatro da Paraíba em praças publicas das cidades ribeirinhas do rio são Francisco, participou das peças “Gonzagão – A lenda”, “Um concerto para o Sol” e o filme “Noite de reis” com Enrique Diaz e Flavio Bauraqui no elenco. Frequentou as oficinas de musica de Itiberê Zwarg e da Escola portátil de Música, e leva sempre sua rabeca para as rodas de choro no rio de janeiro.



PEDRO PAULO AUTRAN

Violonista, Violeiro e Professor. Formado em Cordas Dedilhadas no Conservatório Brasileiro de Musica, atualmente cursando Licenciatura em Musica na mesma instituição. Anteriormente cursou a Escola de Musica Villa Lobos, a Escola Portátil de Musica e diversos cursos no Seminários de Musica Pro Arte. Já atuou como baixista em bandas, como musico/ator na Cia Trança de Folia com o espetáculo "Um concerto para o sol". Atualmente é professor em educação musical, atua como músico na Orquestra Popular Céu na Terra, no espetáculo Brinquedos Cantados e no grupo Sanhauá.






NIUXA DIAS DRAGO

arquiteta e atriz formada pela Escola Estadual de Teatro Martins Pena. Mestre e doutora em artes cênicas pela UNIRIO. Como atriz, participou de "Cantos da Cantuária", direção de Marcos Henrique Rego, "A Corda de Prata", direção de Sergio Luiz Almeida, e "Maria Lira", direção de João das Neves, além do curta metragem "Só de Passagem", de Bernardo Kramer. Já integrou o grupo Teatro Xirê, dirigido por Andrea Elias, e a Cia Ícaros do Vale, de Araçuaí, dirigida por Luciano Silveira. Integrou o Coral São Vicente à Capella, sob regência de Patrícia Costa e foi aluna de canto de Malu Cooper. Atualmente integra a Cia Trança de Folia, onde participa do espetáculo "Um Concerto para o Sol", direção de Walkyria Alves, e atua como professora de História da Arte.