Espetáculos

A Saga de Benedito


“A Saga de Benedito” é inspirada no Mamulengo e João Redondo, duas manifestações populares do teatro de bonecos nordestino. O enredo simples é pretexto para um desfile de personagens tradicionais, como o Coronel Vicentão, o vaqueiro Benedito, Florisbela, o padre, o boi e a cobra. O texto apresenta rimas, loas (usadas nos teatros português e espanhol dos séculos XVI e XVII como introdução ou prólogo de dramas e comédias), desafios e aboios (melodias chorosas com que os vaqueiros guiam as boiadas). Ao vivo, sanfona, pandeiro, caixa e zabumba interpretam toadas, cocos e forrós, criando tensões, inspirando a movimentação dos personagens e dando vida à brincadeira. 

Ficha Técnica:
Direção, concepção e pesquisa: Cia. Trança de Folia 
Tocadoras : Joana Lyra (voz e percussão) e Norma Nogueira (voz e sanfona)  
Bonequeiro e texto: Wagner Chaves 
Bonecos, adereços e figurinos: Joana Lyra
Duração : 50 minutos

Lapinha de Jesus

O espetáculo “Lapinha de Jesus” é um passeio pelo imaginário em torno do nascimento de Jesus: a viagem dos Três Reis Magos, os embaraços com o rei Herodes, a peregrinação de José e Maria e finalmente o nascimento propriamente dito. Esse é o momento principal do espetáculo. A montagem, em conjunto com as crianças, de uma lapinha/presépio com a presença dos pastores, dos reis e de animais como o galo, o carneiro, a burrinha e o boi. No final todos festejam esse nascimento, que renova nossas esperanças com um mundo melhor.
O espetáculo é permeado de histórias/narrativas recolhidas do imaginário popular brasileiro onde surgem bonecos/ personagens tais como o boi, a burrinha, o anjo, os três Reis, e o menino Jesus - protagonista da “brincadeira”.  Incorpora-se ao enredo, um roteiro musical que vai de cantigas de Folia de Reis a cantigas de roda, ao som de sanfona, viola e pandeiro.

 ACORDA POVO    


Trata-se de um espetáculo musical sobre os folguedos juninos que animam os festejos de São João, Santo Antônio e São Pedro. Independente de sua origem religiosa, o que nos interessa  são as matizes culturais que permeiam nossas tradições.  A Cia Trança de Folia traz a sua bandeira, benze com perfume de cravo, rosa e alecrim e pede licença animando crianças, moços e velhos.      
A apresentação traz os três momentos distintos ligados às particularidades e personalidades desses três Santos Juninos: Santo Antônio , o casamenteiro, São João das fogueiras e São Pedro que além de porteiro do céu, é quem manda na chuva, sendo também por esse motivo o santo padroeiro dos pescadores que dependem do bom tempo para retornar do mar.
O espetáculo entremeia música e poesia e também convida o público a interagir, dançando quadrilha, coco, ciranda e brincando com o Boi. No repertório além das músicas tradicionais contamos também com canções conhecidas de Luis Gonzaga, Jackson do pandeiro, João do Vale e outros, com muita poesia, bonecos e elementos cênicos.

Ficha Técnica:
Pesquisa, roteiro musical e arranjos: Cia trança de folia
Músicos: Jean Phillippe, percussão e voz Joana Lyra, voz e percussão/ Luiz dos Santos, flauta, e, voz/ Luzia de Mendonça, voz e percussão/Norma Nogueira, acordeon e voz/Rodrigo Magno, violão e bandolim.

UM CONCERTO PARA O SOL   


O espetáculo, com concepção da Cia trança de Folia e texto da diretora Walkyria Alves, é delineado a partir de quatro contos populares, de diferentes lugares do mundo, que remetem a uma “época mítica” em que os bichos falavam. São histórias escolhidas pela sua beleza, simplicidade, humor e valores que estão nelas contidos. “Porque o Cachorro é inimigo do Gato... e o Gato do Rato” conto recolhido pelo importante folclorista Câmara Cascudo em Natal, Rio Grande do Norte, explica de maneira divertida o porque da inimizade de tais bichos. As outras três histórias são contos tradicionais do Egito, Inglaterra e Macedônia, respectivamente, recolhidos pelo autor alemão Heinz Janisch: “A Andorinha e o Mar”, conta como a pequena andorinha salvou seus filhotes enfrentando o poderoso oceano; “O Rei dos Pássaros”, mostra como o pequeno Chapim Azul conquista o posto mais alto entre os pássaros. Dando título ao espetáculo, “Um Concerto para o Sol”, mostra a singela gratidão dos animais da floresta que se reúnem para homenagear o sol.

Como elemento complementar ao texto, as histórias são entremeadas por músicas e intervenções que criam o “ambiente sonoro” dos personagens e cenas. Todo o roteiro musical é interpretado ao vivo pelos músicos/brincantes com instrumentos como sanfona, rabeca, bandolim, violão, viola, zabumba, pandeiro e percussões variadas. Buscando uma sintonia com cada história, reunimos cuidadosamente um repertório que conta com músicas emblemáticas de compositores consagrados e de fundamental importância para a história da música brasileira como Pixinguinha, Toquinho e Vinícius de Morais. Nos valemos ainda de compositores contemporâneos atuantes na cena musical brasileira. O processo de pesquisa e construção do espetáculo encaminhou cada estória para uma técnica diferente, ditada pela música e pelo ambiente do conto. Assim, numa estória são os atores que se transformam em bichos, na outra manipulam sombras, na terceira, os bichos são fantoches e, na última, brinquedos retirados de um baú se tornam personagens.


Ficha Técnica:
Concepção, Roteiro e Realização: Cia Trança de Folia
Texto e Direção: Walkíria Alves
Direção Musical: Norma Nogueira e Rodrigo Magno
Elenco/Músicos: Joana Lyra, Niuxa Drago, Norma Nogueira, Pedro Paulo Autran e Rodrigo Magno
Preparação Corporal e Coreografia: Juliana Manhães
Arranjos: Norma Nogueira, Rodrigo Magno e Pedro Paulo Autran
Preparação Vocal: Cacala Carvalho
Iluminação: Francisco Leocádio
Cenografia, Figurinos, Bonecos e Adereços: Gabriela Bardy, Joana Lavallé e Joana Lyra
Coordenação de produção (1ª. Fase): Híbrida produções