Andanças

História
A cia. “Trança de Folia” foi criada em 1999 pelos músicos, pesquisadores e educadores Wagner Chaves, Joana Lyra e Norma Nogueira, tendo como objetivo a pesquisa e criação de espetáculos inspirados em temas da cultura popular brasileira e trabalhando com a integração de diferentes linguagens artísticas como a música, teatro, literatura e artes plásticas.
O primeiro espetáculo encenado, ainda em 1999, foi “O Sapo Cantador”, teatro de bonecos. Em 2001, a Cia cria “A Saga de Benedito”, espetáculo inspirado no Mamulengo e João Redondo, duas manifestações do teatro de bonecos popular nordestino. No natal de 2004, motivada pela significação do ciclo natalino no âmbito da cultura popular brasileira, a Cia. encena ”Lapinha de Jesus”. Em 2007 a Cia cria o espetáculo musical “Acorda Povo”, para celebrar o ciclo junino, com quadrilhas, galopes, xotes, bumba-meu-boi e desfile de bonecos.
Em 2009 a Cia entra em nova fase, com o músico Wagner Chaves sendo substituído por Rodrigo Magno. Novas pesquisas aprofundam a linguagem teatral e a Cia. cria o projeto de "Um Concerto para o Sol", montagem patrocinada pelo Fundo de Apoio ao Teatro da Prefeitura do Rio de Janeiro, realizado em parceria com a Hibrida Produções. 
A Companhia tem atualmente em seu repertório os espetáculos "Lapinha de Jesus" e "Um Concerto para o Sol". Além da encenação desses espetáculos, realizamos, com os mais variados públicos – professores e crianças - oficinas de confecção de bonecos, montagem de presépio e sensibilização musical. 

Pesquisas por aí...
Os espetáculos da cia. são frutos de andanças e pesquisas pelo interior do Brasil. Das folias de Reis e Presépios do interior fluminense aos Vales do São Francisco e do Jequitinhonha, percorremos o país buscando a fonte popular: canções, bonecos, estandartes, instrumentos.

Em nossa última viagem, conhecemos as riquezas culturais do Vale do Jequitinhonha, reunidas na cidade de Padre Paraíso/MG, por ocasião do 28o. FESTIVALE (Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha). Là conhecemos as Folias de Reis de Almenara/MG e de Araçuaí/MG, o Boi Duro de Salto da Divisa/MG, o Boi de D. Elza Có, de Jequitinhonha/MG. Além de prosearmos com Frei Chico, divulgador da cultura do Vale.
Nós com frei Chico (e seu palhacinho)
Trança de Folia e Frei Chico em Padre Paraíso/MG (julho/2010)

Boi de Janeiro de D. Maria Trovão de Itaobim

bonecas gigantes

Catopês de Bocaiúva/MG

Folia de Reis do Arraial de Araçuaí/MG


Olha que lindo esse tamborzeiro mirim!